Vantagens de ter parceiros na área de documento eletrônico

Sergio Roberto de Lima e Silva 118 views0

Muitas vezes, no momento de adotar certificação digital para entrar na área de documento eletrônico, muitas empresas se perguntam o que vale mais a pena: aproveitar a equipe de TI já existente ou buscar empresas parceiras que forneçam a solução?

Desenvolvendo internamente

Apesar da vasta documentação fornecida pelo Instituto de Tecnologia da Informação sobre a regulamentação da certificação digital envolvida na área de documento eletrônico, o desenvolvimento interno das soluções pode enfrentar vários percalços. Um mero detalhe não observado pode representar a diferença entre um documento digital com validade jurídica ou não.

Mobilizar toda a equipe de TI da empresa para desenvolver soluções em certificação digital pode garantir a solução ideal para os seus negócios, já que a equipe conhece mais profundamente as demandas e necessidades dos seus negócios. Por outro lado, pode requerer a contratação de novos colaboradores para a equipe, além do treinamento sobre o assunto, que é muito complexo. Quando alguém da equipe é desligado da empresa e precisa ser substituído, inicia-se novamente este ciclo, que pode dificultar a elaboração das ferramentas, além de elevar os custos, já que mudanças na equipe dificultam o processo de desenvolvimento e atualização das soluções.

Buscando parceiros na área de documento eletrônico

Existem diversas empresas nacionais especializadas no desenvolvimento das mais variadas soluções de assinatura digital e carimbo do tempo, que estão sempre atualizadas com as diretrizes presentes nos DOC-ICP. Estes documentos disponibilizados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) dizem exatamente como deve ser cada componente utilizado para dar validade jurídica na área de documento eletrônico, conforme a legislação brasileira.

Ao buscar uma solução desenvolvida por uma equipe especializada, a empresa pode destinar os esforços da área de TI para outras questões essenciais aos negócios e ter a certeza de que contará com ferramentas que garantirão a integridade e segurança necessárias para trabalhar na área de documento eletrônico. Quando surgem novos padrões ou mudanças tecnológicas, o parceiro terá a nova solução pronta mais rapidamente, já que muitas vezes trabalha prevendo estas mudanças. E isso ainda é aliado à redução de gastos pela solução, já que o custo de desenvolvimento do fornecedor é diluído entre seus diversos clientes.

Sua empresa já utiliza certificação digital para a área de documento eletrônico? A solução foi desenvolvida internamente ou adquirida de parceiros?

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Sergio Roberto de Lima e Silva

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC, desenvolvendo projeto na área de facilitação do comércio por meio do uso de documentos digitais. Tem 15 anos de experiência no mercado de criptografia, segurança, assinatura digital e carimbo do tempo, com amplo conhecimento da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e legislação atual do uso da certificação digital.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>