Que tipo de solução de assinatura digital é melhor para o meu negócio?

Sergio Roberto de Lima e Silva 14 views0

Se você está pensando em implantar uma solução de assinatura digital no seu negócio, pode até ficar confuso com as possibilidades. Existem no mercado diversas soluções que, na essência, fazem a mesma coisa, mas que têm funcionalidades, propósitos e legislação específica que as diferem. Por isso, preparamos este guia para ajudá-lo a identificar que solução de assinatura digital é mais adequado ao seu negócio. Vamos lá!

 

4 tipos de solução de assinatura digital, escolha o seu:

 

Assinador Desktop

É um software que, instalado no seu computador, realiza a assinatura digital. Costuma apresentar funcionalidades mais simples, como assinaturas em lote e biblioteca de arquivos, além da possibilidade da aplicação de carimbo do tempo. A coleta de assinaturas é realizada manualmente. Esta é a mais simples solução de assinatura digital, mais recomendado para advogados e outros profissionais autônomos.

 

Framework

Funciona como um servidor dedicado instalado na empresa ou como um serviço contratado, que se comunica com as aplicações dos computadores de cada usuário. De instalação fácil, é configurado em poucos minutos e já está pronto para a utilização, recebendo requisições de assinatura, verificação e carimbo do tempo. Por ser um servidor independente, recebe as atualizações diretamente do fornecedor da solução, sem necessidade de atualizações nos softwares utilizados nos computadores.

É uma solução eficiente, pois possibilita ao desenvolvedor agregar as funcionalidades de assinatura digital à sua própria aplicação sem ter que abrir outros softwares, como é o caso do assinador desktop. A integração é muito útil para sistemas de gestão de fluxos que a companhia já utilize, por exemplo. Apresenta uma integração mais fácil do que a solução SDK. Solução de assinatura digital ideal para desenvolvedores, órgãos públicos e grandes corporações.

 

Sistema de coleta de assinaturas digitais

Além de servir como assinador digital, trabalha criando fluxos para agilizar o fechamento de contratos. Recebe o documento por upload ou integração com sistema de gestão eletrônica de documentos, notifica as pessoas que precisam assinar, e, após o fim da coleta das assinaturas, notifica quem iniciou o processo. Solução de assinatura digital ideal para o mundo corporativo.

 

SDK

Kit de desenvolvimento com funções de cifragem, assinatura digital e carimbo do tempo, que pode ser adicionado ao aplicativo do cliente. Disponibiliza códigos de acordo com os padrões definidos pela ICP-Brasil para a segurança e interoperabilidade da assinatura. Comparado ao framework, apresenta funcionalidades mais básicas, que precisam ser desenvolvidas pela equipe de TI. Vale, antes de optar entre esta solução de assinatura digital ou pelo framework, considerar a relação custo x benefício pelo trabalho extra de desenvolver as aplicações. Exige mais trabalho para integração do que a solução framework. Destinado a equipes de desenvolvimento.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Sergio Roberto de Lima e Silva

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC, desenvolvendo projeto na área de facilitação do comércio por meio do uso de documentos digitais. Tem 15 anos de experiência no mercado de criptografia, segurança, assinatura digital e carimbo do tempo, com amplo conhecimento da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e legislação atual do uso da certificação digital.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>