Quais os padrões de assinatura digital e suas diferenças?

Alex Sandro da Silva Pereira 168 views0

Os padrões CAdES e XadES fundamentam políticas para uso da assinatura digital. Estes padrões permitem a validação dos documentos no decorrer do tempo, facilitam a interoperabilidade, a atualização tecnológica da segurança e a possibilidade de múltiplas assinaturas em um mesmo documento. O padrão CAdES é recomendado para assinatura de qualquer tipo de documento. Já o padrão XadES é recomendado para assinatura de documentos no formato XML.

A partir destes padrões é disponibilizado um conjunto de formatos para assinatura digital padrão ICP-Brasil. São estes:

  • Assinatura digital de curto prazo;
  • Com Carimbo do Tempo;
  • Com referências para validação;
  • Com informações completas;
  • Com informações para arquivamento.

Saiba o que é um certificado digital neste post.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Alex Sandro da Silva Pereira

Mestrando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Sistemas de Informação pela mesma universidade, onde atuou em projetos relacionados ao ITI no Laboratório em Segurança em Computação (LabSEC). Detém conhecimento avançado sobre os formatos de assinaturas digitais atualmente utilizados no contexto nacional e internacional, a citar (XMLDSig, XAdES, CMS, CAdES, PDF, PAdES, XAdES-ICP-Brasil, CAdES-ICP-Brasil e PAdES-ICP-Brasil). Hoje lidera projetos de desenvolvimento de soluções de criptografia. Além disso, participou da normatização do PAdES-ICP-Brasil e atualmente é membro do grupo permanente da manutenção dos padrões de assinatura digital da ICP-Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>