O que são carimbos do tempo e por que eles são importantes?

Darlan Vivian 219 views0

Um carimbo do tempo é uma informação assinada digitalmente por uma terceira parte confiável que garante que determinada informação já existia na data incluída no carimbo. É atualmente a maneira mais eficiente de assegurar a integridade e veracidade da data e hora em que as informações foram certificadas.

Para assinatura digital, existem três tipos de carimbos do tempo:

Carimbo do Tempo de Assinatura: Certifica a data e hora em que a assinatura foi realizada, a validade do certificado utilizado e o documento que foi assinado. No portal de serviços está disponível nos padrões CMS e PDF quando selecionados para usar carimbo do tempo. CAdES e XAdES quando usar as políticas ADRT, ADRC e ADRV.

Carimbo do Tempo de Referência: No portal de serviços está disponível nos padrões CAdES e XAdES quando usar as políticas ADRC e ADRV.

Carimbo do Tempo de Arquivamento: Certifica a data e a hora em que o processo de assinatura foi encerrado. O momento que atesta o arquivamento do documento assinado. Quando uma assinatura recebe este carimbo, não é possível realizar mais nenhuma assinatura sobre este documento. No portal de serviços, está disponível apenas no padrão CAdES com política ADRA.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Darlan Vivian

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de roteamento seguro em redes de computadores sem fio. Trabalha desde 2005 no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas que utilizam protocolos e algoritmos criptográficos na proteção de informações e aplicações em meio eletrônico, atuando principalmente com assinatura digital, certificado digital, carimbo do tempo, infraestrutura de chaves públicas e autoridade de carimbo do tempo em conjunto com as tecnologias Java, C++ e PHP. Possui conhecimento sobre a estrutura normativa de padrões, políticas e regulamentações da ICP Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>