O que é o padrão brasileiro e quais as vantagens em utilizá-lo?

Alex Sandro da Silva Pereira 133 views0

O padrão brasileiro é um conjunto de regras publicadas no Diário Oficial da União que garantem a produção de assinaturas digitais confiáveis, sua preservação a longo prazo e a interoperabilidade entre todos os sistemas computacionais que a adotam. As assinaturas produzidas em conformidade com o padrão podem ser entendidas e verificadas pelos mais diversos sistemas de informação de instituições públicas e privadas.

Assim, um documento assinado respeitando o padrão brasileiro de assinatura digital poderá ser enviado ou recebido com a garantia de que a assinatura vai ser entendida pelas partes. As motivações são a manutenção da integridade e autenticidade por longo prazo e a garantia de legibilidade por todos dos documentos eletrônicos.

Na prática, os documentos eletrônicos produzidos seguindo os preceitos desses padrões terão a garantia de que podem ser lidos e processados com segurança, ao longo do tempo, de forma praticamente independente da evolução tecnológica, tal como a substituição de antigos computadores por novos, de novas versões de sistemas operacionais ou a substituição de velhos sistemas de informação por outros mais modernos.

Para mais informações, confira nosso post “O que é uma assinatura digital“, que detalha melhor o conceito de assinatura digital.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Alex Sandro da Silva Pereira

Mestrando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Sistemas de Informação pela mesma universidade, onde atuou em projetos relacionados ao ITI no Laboratório em Segurança em Computação (LabSEC). Detém conhecimento avançado sobre os formatos de assinaturas digitais atualmente utilizados no contexto nacional e internacional, a citar (XMLDSig, XAdES, CMS, CAdES, PDF, PAdES, XAdES-ICP-Brasil, CAdES-ICP-Brasil e PAdES-ICP-Brasil). Hoje lidera projetos de desenvolvimento de soluções de criptografia. Além disso, participou da normatização do PAdES-ICP-Brasil e atualmente é membro do grupo permanente da manutenção dos padrões de assinatura digital da ICP-Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>