Assinatura Digital em laudo médico: tendência em segurança

Sergio Roberto de Lima e Silva 323 views4

A oferta de laudos médicos online é um grande avanço da tecnologia da informação (TI) ligada à saúde. Se antes o paciente tinha que se deslocar novamente ao laboratório para receber os resultados dos exames, hoje ele pode acessá-los, por meio de um login e senha fornecidos pelo laboratório, de qualquer lugar. Mas como garantir a integridade dos resultados? O uso de assinatura digital em laudo médico é uma forma de evitar fraudes.

A utilização de assinatura digital em laudo minimiza os problemas de duas formas. Por um lado, garante a integridade dos resultados, já que o resultado pode contar com a assinatura de cada um dos envolvidos no processo, desde o responsável pela coleta, o bioquímico que realizou a análise e o médico responsável. Tudo isso com o registro do horário em que cada etapa ocorreu.

Com as assinaturas de todos os responsáveis, também ganha-se em transparência. Como a assinatura digital em laudo identifica exatamente cada pessoa envolvida naquele exame, garante-se a autoria dos resultados ali apresentados.

Outro ganho é com a integridade dos documentos e a otimização dos processos. Por não precisar ser entregue em forma de documento físico, fica muito mais fácil apresentar os resultados ao médico que solicitou o exame. Isso também evita os riscos de perdas e extravios do conteúdo.

Seu laboratório já adotou a assinatura digital em laudo médico? Compartilhe com a gente as melhorias decorrentes desta mudança nos comentários!

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Sergio Roberto de Lima e Silva

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC, desenvolvendo projeto na área de facilitação do comércio por meio do uso de documentos digitais. Tem 15 anos de experiência no mercado de criptografia, segurança, assinatura digital e carimbo do tempo, com amplo conhecimento da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e legislação atual do uso da certificação digital.

Comentários (4)

  1. Olá.

    Como eu poderia obter mais informações sobre o processo, para implantação da assinatura digital em documentos e laudos emitidos por profissionais de saúde (dentistas especificamente)? Podem me ajudar?




    0



    0
    1. BRy Tecnologia

      Olá Cristian,

      Na verdade precisaríamos de mais detalhes sobre o seu cenário para lhe fornecer as informações que solicitou. O processo de implantação depende da solução escolhida para realizar a assinatura digital e essa solução depende da sua necessidade. Seria necessário saber se essa solução vai ser integrada a algum outro sistema, do volume de documentos, do número de assinantes envolvidos, se há algum padrão exigido, se os documentos serão submetidos a algum órgão e por aí vai. Se for um único dentista provavelmente apenas a instalação de um software de assinatura simples resolva seu problema, mas no caso de uma clínica ou no caso de um trâmite do documento entre diversos sistemas pode ser necessário uma solução mais robusta. De qualquer forma conte com o time comercial da BRy Tecnologia para lhe ajudar com os melhores esclarecimentos.

      Conte conosco!
      Equipe BRy Tecnologia




      0



      0
  2. Fiz um exame o laudo veio com assinatura em certificado digital porem consultei o cpf do medico que tinha assinado pelo icp e consta expirado sera q pode ter algum problema




    0



    0
    1. BRy Tecnologia

      Prezado Leandro,

      Muito obrigado pelo contato.

      Com relação ao seu questionamento, é necessário avaliar a seguinte situação:

      O certificado digital utilizado pelo médico estava válido no momento da assinatura? A verificação desta assinatura com um software de assinatura digital adequado lhe responderá se esta assinatura está válida. Recomendamos a utilização do BRy Signer Desktop, o software de assinatura digital mais completo do mercado, que pode ser baixado gratuitamente em https://signer.bry.com.br.

      Esperamos que sua dúvida tenha sido esclarecida.

      Continuamos à disposição.




      0



      0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>