5 motivos para usar assinatura digital em contratos

Marcelo Luiz Brocardo 945 views4

Em sua obra O Contrato, o professor de Direito italiano Enzo Roppo define contratos como documentos que operacionalizam a circulação de riquezas, quase sinônimos de operação econômica, mas com uma acepção mais ampla. O conceito de contrato remonta ao período clássico romano. De lá para cá, muita coisa evoluiu. Atualmente, exige-se muito mais agilidade e segurança para estes tipos de documentos, e uma forma fácil de alcançar estes e outros objetivos é com a adoção da assinatura digital.

Através da tecnologia da certificação digital, consegue-se assinar documentos importantes de forma ainda mais segura do que à caneta, já que cada assinatura digital contém dados do assinante cifrados, diminuindo substancialmente a possibilidade fraudes.

Conheça 5 motivos para usar assinatura digital:

Tempo

É enorme a economia em tempo com a adoção de assinatura digital para contratos. Trabalhando com documento e assinatura digitais, poupa-se o tempo de passar o documento de mão em mão entre todas as pessoas que precisam assinar. Se isso já é uma vantagem quando todas as assinaturas precisam ser colhidas em um mesmo local, imagine a diferença quando um dos assinantes reside em outra cidade ou até mesmo em outro país.

Gastos

Contratos importantes podem ser formados por dezenas de páginas e várias vias. O gasto com papel e impressão é imenso. Somam-se a isso os gastos com cartório, traslados dos documentos e outros custos que muitas vezes não consideramos. Com a assinatura digital, todas estas despesas deixam de existir.

Sustentabilidade

A eliminação do contrato em papel também tem um impacto ambiental. A empresa ganha em sustentabilidade ao adotar documentos eletrônicos. Usando a assinatura digital, quebra-se o ciclo de gastos de madeira, água e energia para a produção do papel, que após o uso será jogado fora, gerando lixo. Há possibilidade, inclusive, da reversão em créditos de carbono para empresas que optem por este tipo de tecnologia.

Segurança

Uma assinatura à caneta é facilmente falsificada. Utilizando assinatura digital, garante-se que o assinante é mesmo aquela pessoa. Isso porque a tecnologia de certificação digital utilizada para esta finalidade leva consigo uma série de dados criptografados que indicam exatamente quem assinou o documento. Juridicamente, um documento assinado digitalmente, tem como principais atributos: não-repúdio, integridade, e autenticidade.

Gestão

Hoje já existem softwares capazes de fazer toda a gestão da coleta de assinatura de contratos. Com eles, cria-se um fluxo para otimizar o tempo gasto para colher a assinatura digital de todos os envolvidos na operação. Como alguns documentos exigem uma ordem correta de assinaturas, estes aplicativos ajudam a organizar essa ordem, enviando o contrato para cada pessoa no momento certo de forma automática.

Sua empresa já usufrui das vantagens da assinatura digital em contratos? Compartilhe sua experiência com a gente!

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Marcelo Luiz Brocardo

Possui PhD pela Universidade de Victoria no Canadá, onde estudou segurança da informação com foco em autenticação contínua através de biometria comportamental.
Também cursou mestrado no LabSec da Universidade Federal de Santa Catarina com pesquisas em certificação digital.

Comentários (4)

  1. Marcelo!
    Como faço hoje para ter múltiplas assinaturas digitais num contrato de Compra e Venda feito de um imóvel feito em Word por exemplo?
    Como faço para 2 ou mais pessoas assinarem digitalmente um contrato e estas assinaturas constarem no momento da impressão do documento? Temos programas assinadores digitais para isso ou já há soluções no próprio Word e Adobe para se fazer isso?




    0



    0
    1. BRy Tecnologia

      Oi Roberto!

      Para ter múltiplas assinaturas digitais em um contrato há duas opções:

      Opção 1: Usar um software de assinatura digital que ofereça a opção de coassinatura. Na prática você assina um documento utilizando o BRy Signer, pega o arquivo assinado, envia para a outra parte e utilizando o BRy Signer ela também consegue assinar o documento que já está assinado por você.

      Opção 2: Usar um sistema de coleta de assinatura digital. Por exemplo com o BRy SCAD você faz o cadastro das partes, faz o upload do documento e o próprio sistema encaminha o contrato para as partes assinarem e gerencia todo o trâmite da coleta. Você não se preocupa com nada.

      Em relação às assinaturas constarem no documento impresso, depende do sistema de assinatura digital usado oferecer a opção de incluir uma mensagem informando que ele foi assinado digitalmente. Os dois sistemas citados fazem isso na opção assinatura padrão PDF.

      Lembramos que a assinatura digital só pode ser verificada em meio digital, portanto apesar da mensagem informativa, ao imprimir um documento você nunca conseguirá de fato comprovar a validade da assinatura realizada.

      Você pode testar o BRy SCAD em https://cloud.bry.com.br/ ou baixar o BRy Signer em https://signer.bry.com.br/.

      Esperamos ter respondido sua dúvida!

      Equipe BRy Tecnologia




      0



      0
  2. Gostaria de indicações de fornecedores para assinatura digital.




    0



    0
    1. BRy Tecnologia

      Prezado Cristiano,

      Muito obrigado pelo contato.

      A BRy Tecnologia é referência no Brasil em soluções para certificação, protocolação e datação digital. Estamos à disposição para atendê-lo e propor a melhor solução para você ou seu negócio. Abaixo nossos canais de atendimento:

      Site: http://www.bry.com.br
      E-mail: comercial@bry.com.br
      Telefone: (48) 3234 6696




      0



      0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>